02 julho 2009

Recuo do PT da respaldo para Sarney ficar no cargo


MÁRCIO FALCÃO da Folha Online, em Brasília


Aliados do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), sustentaram na noite desta quarta-feira que o recuo do PT dá sobrevida para o peemedebista permanecer no cargo. Em conversa com líderes do PMDB, Sarney disse que se licenciar temporariamente seria "humilhante" e que não pensa em renúncia.
Sarney responde a proposta do PT com ameaça de renúncia
"O presidente tem recebido a solidariedade que merece o PMDB está firme com ele. Esse afastamento temporário, ele jamais aceitaria porque considera humilhante. Não se cogita renúncia", disse o ministro Edison Lobão (Minas Energia).
Os interlocutores afirmam que o encontro entre o presidente Lula e Sarney só deve ocorrer nesta quinta-feira porque não há mais "urgência".
Para o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), negociações sobre o futuro político de Sarney fazem parte da disputa eleitoral de 2010. Renan questionou a representação que o PSOL protocolou contra ele e Sarney pedindo que fossem investigados pelo Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar. "Ninguém questionou o fato da minha adversária regional a vereadora Heloísa Helena [presidente do PSOL] ter vindo a Brasília anunciar essa decisão", disse.
Renan desconversou sobre uma possível ameaça do PMDB em romper a aliança com o PT em 2010 caso Sarney fosse abandonado pela legenda.
Segundo Renan o cenário no Senado é favorável a permanência de Sarney no cargo. O líder disse que o fato do DEM --principal fiador da campanha de Sarney à presidência da Casa-- ter defendido o afastamento do peemedebista não enfraquece porque as bancadas não estão fechadas em relação a ideia.
Sarney recebeu para avaliar os desdobramento da crise os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Hélio Costa (Comunicações), o vice líder do governo no Senado Gim Argello (PTB-DF), o deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA), Renan Calheiros, o senador Wellington Salgado e o ex-senador Luiz Otávio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário